ATIVIDADE

PARA CASA ou PARA FAMÍLIA?

A atividade enviada para casa volta e meia é o tema de discussões: enviar ou não, número grande ou pequeno, todos os dias ou só em alguns?
Como mãe fiquei enlouquecida quando meu filho começou a trazer aquele volume imenso de atividades, era um momento de sofrimento, quatro horas na escola, mais quatro em casa para o dever, uma verdadeira loucura. Após umas duas horas de atividades a gente começa a ditar as respostas, pois não aguenta mais e a criança, então, está para desfalecer. Após muitas observações apontadas pelas famílias a situação da atividade para casa foi repensada pela escola que meu filho estuda e foi apresentando novos formatos.
Pude repensar muito a função da atividade para casa e até hoje tento encontrar um formato mais adequado. Alguns aspectos me aparecem mais claros hoje em dia, a atividade para casa deve ser em quantidade e nível de dificuldade compatível com a capacidade da criança para fazê-la sem precisar de ajuda constante; não deve ter a intenção de reforçar ou fixar os conteúdos, muito menos de aprendê-los; se a criança reforçar ou fixar algo, será lucro; espero que com as atividades para casa as crianças desenvolvam o hábito de ter um tempo para o estudo e para vivenciar o valor da responsabilidade, ao assumir e atender o compromisso proposto.
Raramente solicito atividade que dependerá exclusivamente da ajuda de um adulto e quando isto acontece, além do prazo maior, esta atividade não será utilizada para qualquer tipo de avaliação, seu propósito é o de enriquecer determinado tema explorado pela turma.

Comente