TROCANDO IDEIAS

PLANEJAMENTO

Posted on: 03/12/2011

O planejamento de aulas deve ter como ponto de partida as ideias, desejos e necessidades de aprendizagens apontadas pelas crianças, o que não significa limitar-se a apenas isto. Num segundo momento apresenta-se à garotada os conteúdos, ou temas de cada área, apontados para determinado período e planeja-se junto com elas. Esta prática melhora a participação nas aulas, pois desta forma institui-se a co-responsabilidade, as crianças pensam sobre o que querem e o que precisam aprender, o que influenciará sua posição diante das atividades propostas, o sentimento de pertencer ao trabalho e não ser um simples foco, alvo, ou público.

Planejamento deve ser ação coletiva, não só com os estudantes, mas, também com os colegas, com toda a comunidade escolar.
Ao analisar as avaliações, você confirma suas hipóteses com os estudantes? Certamente não é possível fazer isto todo o tempo, mas selecionar alguns registros para esta análise permitirá compreender como a turma está apreendendo o que é trabalhado, como consequência avaliar-se e buscar cada vez mais melhorar a própria prática. Conhecer como os estudantes pensam e como compreendem as propostas é só mais um aspecto do planejamento coletivo.
Saber muito e saber ensinar nem sempre compoem uma mesma sabedoria…

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

dezembro 2011
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
%d blogueiros gostam disto: