TROCANDO IDEIAS

64 MANEIRAS DE NÃO PRATICAR A VIOLÊNCIA

Posted on: 29/10/2011

64 maneiras de se praticar a não-violência

     Aprendemos a praticar a não-violência pouco a pouco, uma escolha por vez, e um dia de cada vez. Através de nossas escolhas e ações não-violentas diárias o espírito de coragem e nobreza dentro de cada um de nós se expressa nas habilidades, sabedoria e caráter de um ser humano não-violento. Assim é que cada um de nós, de nossa maneira particular, leva o mundo na direção da paz.

 Pessoal

     A não-violência começa por aprendermos como ser menos violentos e mais compassivos com nós mesmos. Aprendemos criando coragem para falar e agir com respeito, honrando e reverenciando nosso próprio ser.

     1 – Coragem
     Eleonor Roosevelt nos incitou: “Vocês devem fazer as coisas que pensam que não conseguem fazer. “Praticar estas 64 maneiras será um desafio a fazer coisas que você pensa não ser capaz de fazer. Hoje acenda uma vela e aceite a coragem de praticar 64 maneiras de viver de forma não-violenta.

     2 – Sorriso
     O mestre Budista Thich Nhat Hanh disse “Se em nossa vida diária pudermos sorrir, não apenas nós mesmos, mas todos ganharão com isso. Este é o tipo mais básico de trabalho pela Paz” Hoje partilhe um sorriso com ao menos três pessoas, sabendo que seu sorriso contribui para a paz.

     3 – Apreciação
     Louise Hay diz “Aprecie-se o mais que puder… O amor em nossa vida começa conosco mesmo… Amar a si mesmo ajudará a curar este planeta”. Escreva dez coisas que você aprecia em você mesmo. Leia em voz alta o que escreveu.

     4 – Importar-se
     Segundo Peter McWilliams, “Não violência em relação a si mesmo é importar-se consigo mesmo. Amor próprio é o coroamento do sentido de valor próprio… E o que os gregos chamam de reverência pelo ser”. Não basta falar, é preciso agir. Faça uma lista de pelo menos cinco maneiras pelas quais você poderia cuidar melhor de si mesmo. Ponha pelo menos uma em prática hoje mesmo.

     5 – Acreditar
     O escritor Wayne Dyer escreve sobre o impacto que nossas crenças exercem sobre a vida diária. Hoje acredite que você possui todos os recursos necessários para levar a sua vida na direção da paz. Esteja atento às demonstrações simples de respostas pacíficas que você receber.

     6 – Simplicidade
     A simplicidade é um convite à pacificação. Pense em três maneiras de simplificar a sua vida e ponha pelo menos uma em prática hoje mesmo.

     7 – Educação
     O conhecimento fortalece sua convicção e aprofunda sua sabedoria e compreensão. Aprenda sobre o poder da não violência estudando a respeito. Leia artigos, revistas ou um livro; veja um filme ou vídeo sobre assuntos relacionados à não não-violência. Aprenda sobre direitos humanos, diversidade, ecologia, história, política, perdão, espiritualidade, paz, biografias de heróis e muito mais.

     8 – Cura
     A escritora, poeta, ativista e professora Maya Angelou transformou uma experiência traumática de infância num catalisador para criatividade e realização. Hoje escolha um evento traumático de sua vida e descubra a “dádiva” que isso lhe proporcionou. Partilhe esse dom com outras pessoas no dia de hoje.

     9 – Sonho
     Martin Luther King tinha um grande sonho. Qual é o seu sonho de paz? Escreva. O que você pode fazer para honrar esse sonho? Faça isso hoje.

     10 – Fé
     Quando César Cha vez organizava trabalhadores rurais, ele os desafiava a dizer “Si, se puede” (Sim, é possível) quando não sabiam como vencer um determinado obstáculo. Hoje diga “Sim, é possível ; mesmo que você não saiba como chegar a seu objetivo. Tenha fé e diga: Sim, é possível, até que encontre o carrinho.

     11 – Contemplação
     Por pelo menos 3 minutos relaxe, respire, e deixe sua mente se alimentar de tudo que é bom e belo. A escritura sagrada diz. “Como o homem pensa em seu coração, assim ele será”.

     12 – Terra
     Gandhi disse “Esquecer como se cava o chão e cuida da terra é esquecer-se de nos mesmos” E Black Elk disse “Alguma pequena raiz da árvore sagrada ainda vive. Alimente-a, que ela possa vicejar e florescer e carregar-se de pássaros canoros”. Hoje plante uma semente na terra ou cuide de uma planta.

     13 – Criatividade
     A pior coisa que se pode fazer a uma alma é suprimir seu desejo natural de criar. Identifique ao menos 5 maneiras pelas quais você expressa sua criatividade todos os dias. Hoje deixe que algo imprevisível e alegre se expresse através de você.

     14 – Humildade
     Errar é parte integrante do aprendizado e do crescimento. Hoje, admita abertamente ao menos um erro que cometeu, e reflita alguns minutos sobre o que aprendeu.

     15 – Reverência
     O ambientalista John Muir disse: “Todos precisamos da beleza, assim como do pão, lugares onde brincar e onde rezar, onde a natureza pode nos curar, alegrar e fortalecer o corpo e a alma” Hoje dê uma volta lá fora e perceba a beleza em volta, acima e abaixo de você.

     16 – Gratidão
Em seu programa, Oprah Winfrey freqüentemente promove a prática diária da gratidão. Comece o dia listando cinco coisas pelas quais você é grato, e termine o dia partilhando com alguém as coisas boas que aconteceram hoje.

     17 – Integridade
     Faça o que é correto. Spike Lee usou estas palavras para dar título a um filme. Quando tiver que escolher hoje, ouça a voz da consciência. Você sabe o que é certo. Faça.

     18 – Liberdade
     A ativista dos direitos civis Diane Nash disse: “A liberdade, por definição, é a gente perceber que somos nosso próprio líder”: Assuma um papel de liderança em sua própria vida hoje. Encontre uma forma de expressar melhor quem você realmente é.

     19 – Aceitação
     “Ressentimento, medo, crítica e culpa causam mais problemas que qualquer outra coisa”, diz Louise Hay, Hoje, torne a decisão de não se julgar (nem aparência, nem capacidade, nem expressão). Veja como você é único, amoroso, capaz e brilhante! Aceite-se exatamente como é.

     20 – Perdão
     Quando você se julga, tende a acreditar que você d aquilo que fez ou deixou de fazer; o que tem ou deixa de ter. Sabendo que você é algo maior que tudo isso, perdoe-se por esquecer o bem que existe dentro de você.

     21. Inspiração
     Pense em ao menos duas pessoas que para você são um exemplo de não-violência. O que você admira nelas? Pratique estes comportamentos hoje para que outras pessoas possam receber esta inspiração.

     22 – Missão
     “Minha vida é minha mensagem” disse Gandhi. Escreva a mensagem que você quer para sua vida. Pense em ao menos uma forma de demonstrar, através da ação, que você luta peles seus princípios. Faça uma ação hoje.

     23. Oração
“A oração vinda do coração pode conseguir o que nada mais no mundo consegue” disse Gandhi. Comece e termine o dia com uma oração pela paz. Que a paz comece por você.

Interpessoal

     Para criar um mundo pacífico, devemos aprender a praticar a não-violência uns com os outros nas interações do dia-a-dia.

     24 – Harmonia
     Hoje escolha não se envolver em nenhum tipo de fofoca. Isso contribui para a harmonia. Hoje decida ver o bem nos outros em vez de procurar os defeitos.

     25 – Amizade
     Para o humorista Will Rogers as pessoas desconhecidas eram simplesmente amigos que ele ainda não conhecera. Veja aqueles que você encontrar hoje sob esta perspectiva. Tenha mais um conhecido.

     26 – Respeito
     Gandhi ensinava que “A linguagem é um reflexo exato do caráter e formação daquele que fala” Hoje respeite a você mesmo e aos outros escolhendo não usar linguagem grosseira ou ofensiva.

     27 – Generosidade
     Madre Teresa dizia que “Há uma pobreza escondida que é mais generalizada que a falta de dinheiro. É a pobreza do coração” Encontre três maneiras de dispor generosamente do seu tempo, atenção e recursos em favor dos outros.

     28 – Ouvir
     Hoje pare de fazer o que está fazendo e tire cinco minutos para ouvir aos sentimentos atrás das palavras daquele que está falando com você. Esteja totalmente presente no diálogo e interesse-se pelo que a pessoa está dizendo.

     29 – Perdoar
     Perdoar não é relevar um comportamento ofensivo. Quando percebemos que há algo dentro de nós mais importante que esta ofensa, ficamos livres para esquecer o passado e avançar em nossa vida. Hoje escreva uma carta para perdoar alguém. Não é necessário colocar no correio.

     30 – Fazer as pazes
Faça as pazes hoje. Peça desculpas a alguém que você tenha magoado e seja sincero em suas intenções.

     31 – Elogio
     Sentir-se apreciado ajuda as pessoas a crescer. Elogie ao menos três pessoas hoje pelas suas qualidades pessoais, conquistas, ou ajuda solícita.

     32 – Paciência
     Segundo César Chavez “Não-violência não é inação… É trabalho duro… É a paciência para vencer”: Quando seus planos parecem ter sido adiados, escolha ser paciente identificando ao menos três modos de usar construtivamente esse tempo para fomentar seus objetivos.

     33 – Reconhecimento
     Diga hoje a alguém o quanto ele ou ela são importantes para você. Que este seja um dia em que as pessoas não passam desapercebidas.

     34 – Amor
     Gandhi escreveu: “A não-violência se baseia no pressuposto de que a natureza humana… invariavelmente reage aos avanços do amor”. Hoje, concentre-se naquilo que você mais aprecia na pessoa que você menos gosta.

     35 – Compreensão
     Thich Nhat Hanh diz: “Quando você compreende, não há como não amar… Pratique olhar para todos os seres vivos com um olhar compassivo”. Mande um pensamento silencioso de amor para dez pessoas hoje. Partilhe sua experiência com alguém.

     36 – Atenção
     Se simplesmente agirmos em todos os momentos com serenidade e atenção, cada minuto da vida é uma obra de arte. Perceba a motivação por trás de seus atos, a intenção por trás de suas palavras, e as necessidades e experiências de outras pessoas. Fazendo isso você estará tornando a vida mais bela para as outras pessoas.

     37 – Gentileza
     Quando estiver dirigindo hoje, diminua a velocidade e dê passagem a alguém. Pare e deixe os pedestres passarem.

     38 – Bondade
     Todos os dias ouvimos falar de atos de violência sem sentido ou explicação. Participe da contra revolução de bondade iniciada por Anne Herbert. Faça três gestos de bondade hoje.

     39 – Diálogo
     Marianne Williamson descreve uma sociedade saudável como aquela em que “As pessoas que discordam podem faze-lo com honra e respeito às opiniões alheias, conscientes da sua condição humana partilhada”. Em Desiderata, Max Ehrmann diz que “Fale sua verdade serena e claramente e ousa os outros”: Hoje fale o que pensa, mas não entre no espírito da argumentação.

     40 – Unidade
     As diferenças emprestam variedade à vida, e de qualquer modo, elas estão apenas na superfície. Hoje procure três formas de ver além das diferenças externas em opiniões, aparências e metas. Encontre o ponto de encontro na unidade subjacente que existe na diversidade.

     41 – Abertura
     Diz um provérbio Turco: “Aquele que constrói uma cerca em volta de si, deixa mais pira fora do que para dentro”: Hoje, esteja aberto para entender idéias e pessoas às quais você se opôs no passado.

     42 – Consciência
     Em situações de conflito a consciência pessoal nos permite assumir responsabilidade pela nossa contribuição para o conflito. Hoje assuma responsabilidade pelo modo como você contribui para o conflito e faça uma escolha diferente, que possa levar a uma solução pacífica.

     43 – Singularidade
     Dale Carnegie diz que a maior necessidade das pessoas é de amor e aprovação. Elogie, cumprimente e honre a singularidade de ao menos cinco pessoas hoje. Note o impacto positivo que isto causa em virtude da valorização da individualidade de cada um.

     44 – Cooperação
     Quando trabalhamos juntos, somos mais fortes do que quando trabalhamos sozinhos. Hoje encontre um modo eficaz de cooperar mais com as pessoas da sua família ou trabalho, escola ou comunidade. Faça algo.

     45 – Auto-domínio
César Chavez, um organizador de recursos humanos, ensina: “Se você emprega a violência, precisa vender parte de si mesmo para essa violência. Você não é mais mestre do seu próprio esforço” Respire fundo, silenciosamente, contando regressivamente de dez a zero para acalmar-se e esfriar antes de falar ou agir com impaciência ou raiva. Faça isto ao menos uma vez hoje.

     46 – Compaixão
Madre Teresa nos pede: “Encontre alguém que pensa que está sozinho e faça-o saber que não está” Hoje, faça o que Madre Teresa pede.

 Comunidade

     A não-violência nos desafia a defender a verdade agindo deforma a honrar a dignidade e o valor de cada ser humano.

     47 – Desarmamento
     Hoje converse com alguém sobre como seria o mundo se não existissem armas nem necessidade delas. Imagine um mundo assim.

     48 – Ecologia
     Valorize a terra conservando os recursos naturais e evitando comprar produtos que destruam as florestas ou as forças de trabalho. Pratique a reciclagem hoje, usando ao menos um produto reciclado ou reciclando um produto.

     49 – Homenagem
     Albert Einstein disse que: “Há apenas duas maneiras de viver sua vida. Uma é viver como se nada fosse um milagre” A outra é viver como se tudo fosse milagre. Hoje, antes de cada refeição, pare para homenagear todas as mãos que trouxeram esse alimento a você e abençoe a terra por sua fertilidade.

     50 – Escolha
     Esteja atento hoje a todas as piadas e comentários que mostram desrespeito em relação a grupos étnicos, mulheres ou homens, classes de pessoas, grupos religiosos, gays ou lésbicas. Tenha consideração pela dignidade de cada pessoa, e escolha não participar de conversas desrespeitosas.

     51 – Advogar
     “Quando alguém resiste à violência”, diz Thich Nhat Hanh, “libera-se uma força de mudança. Cada ação para a paz exige que alguém mostre a coragem de desafiar a violência e inspirar o amor”. Hoje, seja um aliado. Sem culpar ou julgar os outros, defenda aqueles que estão sendo desrespeitados.

     52 – Igualdade
     Você já notou os grupos de pessoas sub-representados em suas atividades e estilo de vida? Encontre um modo de estabelecer laços com alguém pertencente a uma dessas minorias hoje.

     53 – Ação
     “Cada um de nós pode trabalhar para mudar uma pequena parte dos acontecimentos, e a soma total de todas essas ações ficará escrita na história desta geração; disse Robert Kennedy. Hoje encontre um modo de fazer uma pequena mudança que contribua para o bem-estar na sua casa, escola, local de trabalho ou comunidade.

     54 – Doação
     “Pratique a generosidade partilhando tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitam”. Limpe seu armário, vasculhe as gavetas, a garagem. Há coisas que você não usa e que poderiam ser de valia para outras pessoas? Hoje doe algo que você não usa mais.

     55 – Responsabilidade
     A qualidade de sua comunidade começa por você. Assuma responsabilidade pela qualidade de sua comunidade onde quer que você esteja. Recolha o lixo, mesmo que não seja seu, seja em casa, no escritório ou na rua. Mesmo um pedacinho de papel a menos já é uma ajuda.

     56 – Auto – suficiência
     As pessoas precisam da dignidade do trabalho e da oportunidade de prover suas necessidades e de suas famílias. Auto – suficiência econômica é um dos requisitos para se ter um mundo não-violento. Hoje crie um emprego para alguém ou ajude alguém a encontrar um emprego (exemplos: ajude a escrever um currículo ou preencher um pedido de emprego, ajude a fazer telefonemas, vestir-se apropriadamente, ensaiar a entrevista.)

     57 – Serviço
O Dr. Martin King Jr, disse: “Todos podem ser grandes… porque qualquer um pode servir… Só é preciso um coração cheio de graça e uma alma gerada pelo amor” Torne-se um voluntário e dê ao menos duas horas de serviço por mês para uma organização da sua escolha. Partilhe seu compromisso com ao menos uma pessoa.

     58 – Cidadania
Robert Muller, ex-secretário geral assistente das Nações Unidas nos exorta: “Use cada carta que escreve, cada conversa, cada reunião a que comparece para expressar suas crenças e sonhos” Hoje, mande um e-mail ou escreva para um membro do poder legislativo dizendo o que pensa.

     59 – Intervenção
     O uso de drogas e álcool são ambos causa e conseqüência da violência. Hoje tenha a coragem de intervir de forma respeitosa junto a alguém que está usando álcool ou drogas. Comunicando-se de forma honesta e direta, motive essa pessoa a procurar informação, ajuda e a ficar sóbrio e livre das drogas.

     60 – Testemunho
“Nós somos os laços uns dos outros”, escreve a poetisa Gwendolyn Brooks. Aqueles que praticam a não-violência não podem fechar os olhos à injustiça e à crueldade. Estamos aqui para sermos testemunhas da justiça e da compaixão. Hoje esteja disposto a defender a Verdade através de sua presença, suas palavra ç e suas ações.

     61 – Paz
     Escreve uma criança de 11 anos. “Paz é um pensamento especial ou um amor ou luz ou fagulha especial que todos partilhamos dentro de nós” Thich Nhat Hanh escreveu: “Pratique regar sementes de alegria e paz e não apenas sementes de raiva e violência, e os elementos de guerra em todos nós serão transformados” Hoje, escolha reagir a cada experiência com uma intenção de paz

     62 – Compromisso
     Gaste cinco minutos pensando sobre seu compromisso com a não-violência. Escreva o que significa para você e o que você está disposto a fazer como conseqüência deste seu compromisso. Torne esse compromisso público falando sobre ele com ao menos duas pessoas

     63 – Soltar
     Diz um provérbio sufi: “Quando o coração chora pelo que perdeu, o espírito sorri diante do que encontrou” Hoje olhe para trás e veja o quanto caminhou durante esta jornada de 64 dias Solte o peso do passado, os julgamentos que fez de si e dos outros, e a idéia de que a paz mundial não é possível, reconhecendo que você faz diferença.

     64 – Celebração
     Hoje se alegre com o trabalho que fez Celebre a jornada que você realizou, junto com tantos outros, que acreditam que cada indivíduo pode mover o mundo na direção da paz com suas escolhas e ações não-violentas. “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos atentos e empenhados podem mudar o mundo, Na verdade, isto é a única coisa que consegue’. (Margaret Mead).

     A Não-Violência nos desafia a lutar pela verdade agindo de forma a Honrar a dignidade e o valor de cada ser humano.

Fonte: Comitê da Paz

1 Response to "64 MANEIRAS DE NÃO PRATICAR A VIOLÊNCIA"

eu tenho 9 anos e estou estudando precoceito

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

outubro 2011
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
%d blogueiros gostam disto: