TEXTOS

Crítica à avaliação de uma determinada escola

Considerações sobre aspráticas pedagógicas
Ficamos bastante preocupadoscom a avaliação do … devido à quantidade de aspectos negativos que foramdestacados, praticamente a maioria do relatório.
Ao ler sua avaliação, o …  mostrou-se muito triste e ficou deprimido por muito tempo, conversamos muito eele reconheceu que são verdadeiras as informações, por isso definimos algumasmudanças em nossas atitudes para o segundo semestre com o objetivo de melhorarseu comportamento, participação e aprendizagem. Entretanto consideramosnecessário e importante colocar nosso ponto de vista e nossa avaliação dotrabalho desenvolvido nesta escola, onde o … está matriculado há quatroanos e que inicialmente ficamos muito satisfeitos com a proposta de trabalho e coma visível satisfação de nosso filho, o que foi mudando com o passar do tempo,apesar dele sempre dizer que gosta muito de tudo, percebemos que estasatisfação já não é a mesma, o que levantou algumas dúvidas sobre como asdiversas situações são conduzidas.
No relatório avaliativo ficouclaro que o … tem dificuldades, que atrapalha o desenvolvimento de algumasatividades, que se distrai facilmente e nem em Matemática, quando a professorafala de sua preferência e facilidade em aprender, mostra se de fato avançou.
Foi apontado que algumasvezes o … não apresentou os deveres e nem justificativa dos responsáveis,porém, sem diminuir nossa responsabilidade, consideramos importante que osprofissionais conheçam um pouquinho a dinâmica de nossa vida cotidiana: noprimeiro turno o … está matriculado nesta instituição e no segundo turno emoutra, junto com sua irmãzinha, onde tem atenção quanto à realização do ParaCasa, alimentação, entre outras atividades. Só retornamos para casa bem tarde ena maioria das vezes não conferimos a realização das atividades de casa,confiando que já foram feitas, por isso nenhuma justificativa foi apresentada àprofessora. Diante da informação do problema, tomaremos providências paradiminuir a possibilidade de que continue ocorrendo.
Nos anos anteriorespercebemos, algumas vezes, que as avaliações descritivas enfocavam asdificuldades, no entanto, procurávamos respeitar a metodologia da escola, vistoque havia outras questões positivas que se sobrepunham a esta.
Entendemos que a avaliaçãodescritiva registra as observações acerca do desenvolvimento individual ecoletivo das crianças, devendo ter a intenção de levantar informaçõesimportantes para que os professores estabeleçam objetivos e planejemintervenções adequadas, favorecendo a construção de conhecimentos, acreditamosque este registro deve apontar, primordialmente, os avanços, os aspectospositivos; as características negativas “podem” ser citadas, porém com ocuidado de não tornarem-se rótulos que apontam as condições como permanentes, oque não condiz à realidade, pois “crianças” estão em processo de formação e nemse fossem adultos estariam prontos e acabados.
Terminamos nossasconsiderações e desejamos ter colaborado!
Família do…
22 de julho de 2009
           

Comente