TROCANDO IDEIAS

Projeto de Intervençao em Pequenos Grupos

Posted on: 07/09/2011

Apresentação
            O ambiente escolar deve promover oportunidades de aprendizagem, que vão dos pequenos gestos às grandes ações. É necessário reconhecer os avanços e as dificuldades, melhorando o que traz resultados satisfatórios e buscando novos caminhos e formas para vencer as dificuldades.
JUSTIFICATIVA
            A identificação dos resultados insatisfatórios deve impulsionar o planejamento e reelaboração das ações educativas, visando amenizar, ou até mesmo, solucionar os problemas advindos das dificuldades.
            Pequenas mudanças na prática em sala de aula, intervenções de outros profissionais, dentro e fora da escola; envolvimento da família gera mudanças no comportamento favoráveis ao processo de aprendizagem.
PÚBLICO ALVO
            Estudantes com possibilidade de continuarem no mesmo ano, de acordo com as avaliações e observações acerca dos resultados de aprendizagem.
            À medida que as dificuldades são superadas as ações deste projeto poderão se direcionar aos estudantes dos anos anteriores, onde não acontece a retenção.
OBJETIVO GERAL
            Diversificar as oportunidades para construção de conhecimentos, colaborando para que as crianças descubram potenciais e capacidades, além de reconhecerem-se como integrantes do processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Realizar atividades diversificadas;
·         Focar o desenvolvimento de habilidades para leitura e escrita;
·         Promover a compreensão da base silábica e alfabética da língua;
·         Incentivar o interesse pela leitura e pela expressão através da escrita.
PERÍODO DAS AÇÕES
            As ações constantes deste projeto serão realizadas por todo o segundo semestre deste ano .
DESENVOLVIMENTO
  • ·         Seleção dos estudantes que apresentam maior probabilidade de retenção;
  • ·         Realizar encontros com as famílias, para esclarecimentos sobre a situação, apontar os avanços (menores que sejam), além de conhecer um pouco da história de vida do estudante, o que colaborará para entendê-los melhor;
  • ·         Intervenção em pequenos grupos de crianças, pela professora eventual e pedagoga, nos quais as crianças são retiradas das salas em dias e horários pré-definidos, apontados no quadro de horários específicos;
  • ·         Orientar a realização de atividades específicas para o nível de desenvolvimento dos estudantes participantes do pequeno grupo;
  • ·         Avaliação dos estudantes assim que iniciar os atendimentos e semanalmente. À medida que as metas estabelecidas, junto às professoras, forem alcançadas, as crianças retornam ao grupo da turma e outros estudantes serão inseridos no projeto;
  • ·         As professoras regentes deverão organizar seu horário de aulas de modo que, quando os estudantes forem retirados das salas, realizem-se atividades de disciplinas que não sejam Português e Matemática e nem conteúdo possível de cair em avaliação;
  • ·         Sugere-se que, nas aulas em que os estudantes do projeto de intervenção não saem da sala, as professoras trabalhem com atividades diversificadas, de modo que todos os níveis de aprendizagem da turma, sejam contemplados como: leitura de livros, jornais, revistas, grupos de trabalho, entre outras, de modo que cada estudante realize etapas de acordo com sua capacidade ou potencialidade.
  •  
CONCLUSÃO
Aprender é mudar o comportamento é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente, o professor é co-autor neste processo, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
A educação é construída pelo sujeito, que neste processo, cria novos significados, novas formas de comunicação e constrói novas habilidades.
A interação traz tempos e espaços novos aos estudantes, sendo o professor o mediador que possibilita a construção de conhecimentos, intervindo para promoção de mudanças. 
Pedagoga Kelley

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

setembro 2011
D S T Q Q S S
    out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
%d blogueiros gostam disto: